terça-feira, 29 de abril de 2008

Google: facilita o trabalho e a vida pessoal

Hoje em dia é praticamente impossível utilizar a Internet sem precisar de uma boa ferramenta de busca. O Google se tornou o principal site de buscas da Internet e suas ferramentas nos auxiliam nas pesquisas, no gerenciamento e organização de empresas, no contato com grupos de amigos ou colegas profissionais entre muitas outras facilidades. Uelitom Sarnento, supervisor técnico do Núcleo de Educação a Distancia da Universidade de Fortaleza, o NEAD, utiliza as ferramentas do google tanto no trabalho como em sua vida pessoal. O objetivo central do trabalho no NEAD é o planejamento e desenvolvimento de cursos á distância da Unifor. Uelitom é responsável pelas decisões estratégicas do NEAD, no que diz respeito ao uso de ferramentas de software e hardware e nos fala na entrevista a seguir como as ferramentas do Google auxiliam no seu cotidiano.



Clarissa: Quais as ferramentas do google utilizadas no NEAD? E qual o motivo da escolha dessas ferramentas?
Uelitom: Utilizamos basicamente duas ferramentas do Google. A que é mais utilizada é a agenda. Esta ferramenta possibilita que a gente compartilhe a agenda de compromissos nossos entre os membros da equipe. Passamos a usar porque esta ferramenta permite que a gente possa acessar de qualquer ponto. Ou seja, mesmo que um membro nosso esteja em uma reunião fora daqui ele pode alimentar essa agenda. Se tivermos que viajar para algum congresso ou para representar a universidade em outro local, podemos também atualizar essa agenda e saber o que os outros membros estão fazendo. Então, estamos usando a agenda como uma ferramenta de organização e gerencia do nosso processo.


Clarissa: E a outra ferramenta...
Uelitom: Outra ferramenta que utilizamos é o Google Docs. Com ela compartilhamos documentos. Nossas planilhas, documentos relacionados com projetos e alguns relatórios podem ser compartilhados entre os diversos membros com o Google Docs. A gente cria, por exemplo, um relatório de atividades e colocamos no Google Docs para que o coordenador possa acompanhar o andamento do trabalho. Com esta ferramenta ele pode também acompanhar o trabalho em qualquer lugar, mesmo fora da Unifor o coordenador pode se informar do que está acontecendo.


Clarissa: As ferramentas de grupos seriam interessantes para o trabalho no NEAD?
Uelitom: Não utilizamos a ferramenta de grupos do Google, pois já temos uma ferramenta semelhante da própria Unifor Online. Tudo que temos dentro do nosso sistema a gente evita usar o de fora. Só aquilo que não temos similar aqui dentro é que vamos buscar no Google. Isso nos dá uma maior mobilidade.


Clarissa: Comparando as ferramentas já existentes do sistema da Unifor com as do Google. Qual você considera mais eficiente?
Uelitom: Para o nosso propósito as ferramentas internas nos atendem perfeitamente, mas também gosto muito do Google.


Clarissa: Existe alguma defasagem que você encontra nas ferramentas do Google?
Uelitom: Não. Pessoalmente eu gosto bastante da performance deles. Gosto da forma como eles trabalham essa parte de documentos compartilhados. Não vejo nenhum problema. Acho muito interessante o fato de ser uma ferramenta aberta e ter níveis de segurança. Os documentos compartilhados, embora não sejam documentos críticos, eles têm o acesso restrito. Somente determinadas pessoas com o uso de login e senha podem acessar. Para mim isso já é uma segurança legal.


Clarissa: Uelitom, pessoalmente você utiliza alguma outra ferramenta do Google?
Uelitom: Sim. Eu uso o Google Groups, pois tenho um grupo de pesquisa interinstitucional. Então, como esse grupo envolve várias instituições não é interessante que a ferramenta básica seja de uma única instituição. Desta forma, preferi a ferramenta aberta do Google. Uso também diariamente o Gmail que é meu e-mail pessoal. Eu também tenho o Orkut. Acho bastante interessante a idéia de comunidades nessa ferramenta. Tenho lá duas comunidades: “Maridos barrigas brancas do Ceará” e “Grandes mulheres e suas idéias”. Essa comunidade sobre as mulheres é bem interessante. Nela, fazemos um levantamento de mulheres que atuaram e atuam nas diversas áreas de pesquisa e na área cultural. Aos Domingos de manhã é minha diversão predileta escrever nessa comunidade.

4 comentários:

Tatiana Marques. disse...

Olá! A entrevista nos dá uma dimensão de como algumas ferramentas do google são necessárias para a produtividade e praticidade que o trabalho, no caso o Nead, exige. O fato de eles também trabalharem com ferramentas semelhantes no Unifor on-line é um exemplo de como o google influencia de forma positiva no aprimoramento do trabalho. Seria interessante se tivesse links no texto para aprofundar mais o assunto e para guiar quem não conhece tais ferramentas.
taty

Agreste em Flores disse...

Parabéns pela entrevista!
As perguntas foram muito bem elaboradas e o entrevistado respondeu satisfatoriamente.
Uma sugestão: Quando você pergunta ‘Qual objetivo central do trabalho no NEAD’, acredito que essa pergunta poderia ser omitida na entrevista, podendo ter sido aproveitada como informação no abre da entrevistado, situando o leitor, logo no abre, do que se trata o NEAD.

Natália Valle disse...

Parabéns, Clarissa !

Como disse o Bruno, naquela primeira pergunta que fizeste poderia ter sido encorporado ao seu abre da matéria. Menina, adorei a última pergunta porque foi algo que deu a entrevista algo mais pessoal do entrevistado sobre as ferramentas do Google. Valeu!

Anônimo disse...

Oi!
A entrevista conseguiu mostrar como as diversas ferramentas do google podem ser utilizadas, não só como diversão, mas também como importantes ferramentas de trabalho.
A entrevisa meio que destacou muito as funções do NEAD, mas as informações dadas a respeito do trabalho com as ferramentas do google foram mais relevantes e super interessantes, parabéns!