terça-feira, 11 de março de 2008

Somos Movidos a Curiosidade

Quem nunca escreveu um diário? Ou teve a vontade irresistível de ler o diário de alguém? A curiosidade é uma característica própria do ser humano. E não são somente as pessoas públicas que nos interessam. Mesmo antes de inventarem os meios mais modernos de comunicação que, facilitam o intercâmbio das informações, as pessoas tinham o costume de se encontrar para conversar sobre a vida dos outros. Quando escutamos os mais velhos contar sobre o passado é comum ter em suas histórias as chamadas “fofoqueiras da cidade”, ou as “vizinhas bisbilhoteiras”. Parece ser histórico o fato do ser humano gostar de saber sobre a vida e os pensamentos dos outros.

Atualmente as formas de comunicação são muitas. Uma grande ferramenta de informação de todo gênero é o Blog. Inicialmente os blogs eram utilizados como diários virtuais e muita gente criou o hábito de entrar diariamente em blogs movidos a curiosidade. Tanto os artistas e pessoas públicas em geral como também pessoas comuns utilizam os blogs para escrever sobre suas vidas, para divulgar seu trabalho, propagar idéias, proporcionar reflexão ou criar um espaço de convivência mais livre.

O blog não tem somente o caráter pessoal. Cada vez mais ele se torna uma importante ferramenta de informação e divulgação coletiva e participativa. Hoje em dia jornalistas colocam notícias e fazem comentários sobre sua determinada área de interesse nos blogs. Se a tarefa do jornalismo não é somente informar, mas também promover questionamento e discussão, os blogs se bem utilizados podem contribuir para o jornalismo e o exercício da reflexão. Essa ferramenta está crescendo e não há como ignorar a sua força.

5 comentários:

Anônimo disse...

Vizinhas bisbilhoteiras e aquelas velhas que "davam conta" da vida de todas na rua... nossa! Vivi isso plenamente na minha infância, quer dizer, vivi isso até pouco tempo, quando a última fofoqueira declarada da rua faleceu. Hoje, é claro, elas ainda existem, mas não mais declaradas.
Quem sabe se elas descobrissem as maravilhas dos blogs, elas encontrassem neles um meio de continuar a tecer seus comentários e estarem protegidos deste ferrenho título?
Não podemos, é claro, deixar de notar o caráter jornalístico que os blogs vem conquistando e como esta ferramente vem ganhando tanto espaço, mas ainda me pergunto até quando o blog manterá essa marcar da "velha fofoqueira" ?

Caio Castelo disse...

Fofoca, informação, debate, reflexão.. tudo isso realmente já vem incorporado na linguagem dos blogs, assim como nos portais em geral. No entanto, a forma como isso se efetua e as repercussões nos e entre os blogs é bem mais interativa e até mais rica, eu diria.

E só uma dica: cuidado só com algumas pontuações, concordâncias e conjugações, ok?

Camila Garcia disse...

Mais que fofoca ou informação, outro ponto relevante ao blog está no seu caráter confessional. O diário mesmo, só que agora para ser lido e comentado!
Mesmo nos blogs de jornalistas percebemos a marca e/ou assuntos preferidos do autor. São os temas que ele deseja levar a discussão.
Se os assuntos pautados na net serão de interesse público ou não dependerá de como o blogueiro se relaciona com outros autores de blog e com a sociedade de uma forma geral. A credibilidade vem com o tempo. o trabalho sendo bom o resultado aparece inevitavelmente...

Camila Garcia disse...

Tbm recomendo dar uma corrigida final no texto após escrever. Eu faço isso milhares de vezes e ainda sim encontro erros nos meus textos. Uma boa dica é escrever no word passar o corretor e daí colar no blog!
Parabéns!

Agreste em Flores disse...

Olha, ao ler o seu texto recordo de dois casos interessantes, que mostram os blogs como diários inítimos e como as pessoas tem interesse em conhecer mais da vida do outro.
Primeiro, o blog da ex-prostituta, Bruna Surfistinha, que narrava neste espaço suas aventuras eróticas vividas com alguns de seus clientes. O blog de Bruna fez tanto sucesso que ela até lançou um livro,"O Doce Veneno de Escorpião", tornou-se celebridade e campeã de venda de livros.
O segundo caso, é o do Diário dos BBB's - Big Brother Brasil. Poxa, se não bastasse terem suas vidas totalmente expostas 24 horas por dia, seus blog's fazem enorme sucesso e geram uma curiosidade enorme nas pessoas em saber mais sobre aquele participante.
É isso.