terça-feira, 25 de março de 2008

Web 2.0 Inteligência Coletiva

Quando pensamos em estudo, pesquisa, saber, normalmente a primeira imagem que nos vem à cabeça é o aprendizado tradicional. Há alguns anos era bastante comum ouvir a seguinte frase dos professores: “ Estudem, pesquisem no livro! E nada de pesquisa pela internet !”. Mas será que o aprendizado formal é o único caminho que nos leva ao saber? Qual a melhor forma de gerar conteúdo e de aprender?

Hoje em dia a Web 2.0 se diferencia dos meios tradicionais de geração de conteúdo. As pessoas passam cada vez mais tempo on line. Assim, realizar pesquisas na internet além de ser uma opção passou a ser também uma necessidade. A internet colaborativa aposta na inteligência coletiva e na prática da liberdade. Os internautas podem trocar informações e serviços virtuais. Como por exemplo, a enciclopédia virtual Wikipedia, onde qualquer pessoa pode publicar artigos.

A possibilidade de qualquer usuário poder gerar conteúdo é uma nova forma mais interativa de aprendizagem. O saber estimulado com a troca e com a colaboração pode se tornar mais rico e mais próximo das pessoas. Por outro lado, uma das fortes críticas a internet colaborativa é o fato de todo mundo se tornar “especialista”, desvalorizando quem trabalha com pesquisa. Mas, a colaboração na formação de conteúdo parece ser uma natural evolução da internet.

terça-feira, 11 de março de 2008

Somos Movidos a Curiosidade

Quem nunca escreveu um diário? Ou teve a vontade irresistível de ler o diário de alguém? A curiosidade é uma característica própria do ser humano. E não são somente as pessoas públicas que nos interessam. Mesmo antes de inventarem os meios mais modernos de comunicação que, facilitam o intercâmbio das informações, as pessoas tinham o costume de se encontrar para conversar sobre a vida dos outros. Quando escutamos os mais velhos contar sobre o passado é comum ter em suas histórias as chamadas “fofoqueiras da cidade”, ou as “vizinhas bisbilhoteiras”. Parece ser histórico o fato do ser humano gostar de saber sobre a vida e os pensamentos dos outros.

Atualmente as formas de comunicação são muitas. Uma grande ferramenta de informação de todo gênero é o Blog. Inicialmente os blogs eram utilizados como diários virtuais e muita gente criou o hábito de entrar diariamente em blogs movidos a curiosidade. Tanto os artistas e pessoas públicas em geral como também pessoas comuns utilizam os blogs para escrever sobre suas vidas, para divulgar seu trabalho, propagar idéias, proporcionar reflexão ou criar um espaço de convivência mais livre.

O blog não tem somente o caráter pessoal. Cada vez mais ele se torna uma importante ferramenta de informação e divulgação coletiva e participativa. Hoje em dia jornalistas colocam notícias e fazem comentários sobre sua determinada área de interesse nos blogs. Se a tarefa do jornalismo não é somente informar, mas também promover questionamento e discussão, os blogs se bem utilizados podem contribuir para o jornalismo e o exercício da reflexão. Essa ferramenta está crescendo e não há como ignorar a sua força.